A startup fechou parceria com a Carteiro Amigo, que opera há 20 anos na favela carioca
Marcas como Renner, Reserva, Centauro e Nike podem estar a um passo de terem seus produtos entregues na Rocinha, no Rio de Janeiro, diz Humberto Bahia, fundador e CEO da Vai Fácil. Todas essas marcas são clientes da startup carioca de logística carbono neutro de última milha, que fechou parceria com a Carteiro Amigo. Ela atua na mesma área da Vai Fácil, mas focada em favelas.
Pelo acordo, a Rocinha passa a contar com um CEP virtual, que indica um hub de entrega logística para a Vai Fácil. De lá, a rede parceira distribui os pedidos. Só na Rocinha — ela atua também em Rio das Pedras — a Carteiro Amigo atende a 1,2 mil residências, com 300 entregas por dia.
— Temos esse serviço em Paraisópolis (SP). Como empresas apoiaram lá, vimos que faria sentido repetir em outras favelas. Vamos ajudar a levar cidadania, gerar emprego e renda —diz.
Ele destaca que a Carteiro Amigo opera há 20 anos, tendo criado algoritmos próprios.
— Estamos conversando com diversas empresas. E já pensamos em, na sequência, expandir para Rio das Pedras e, depois, Complexo do Alemão. A previsão é gerar mais de 50 mil entregas por mês em 21 favelas do Rio a partir do segundo semestre de 2023. Vai ajudar a entender o perfil de consumo — avalia ele.
Pela parceria, a Vai Fácil terá exclusividade na entrega de artigos de vestuário, calçados, perfumaria e cosméticos. A startup deve mais que dobrar a receita este ano, ante a 2021. E já estima repetir o desempenho em 2023.